Contribuindo para a discussão da necessidade de uma formação docente em consonância com as mudanças sociais e, com as novas necessidades que vão se colocando, Maciel (2002) aponta para a formação docente em que o professor esteja instrumentalizado pela pesquisa. Essa lhe permitiria envolver-se numa concepção reflexiva sobre os acontecimentos que ocorrem em sala de aula, no intuito de desenvolver ações docentes, concretas e efetivas. A autora critica a ênfase que se dá somente na docência como ato de ensino. Para ela, essa tendência, corroborada pela tríade "observação, participação e regência", não consegue responder às reais necessidades de formação do professor. Afirma que é necessário "[...] repensar a regência, objetivando romper com o modelo de formação do professor que firma e reafirma uma prática reprodutora de um saber que não atende mais às necessidades atuais." (MACIEL, 2002, p. 85).
Nessa perspectiva de análise:
I - A observação deve corresponder a um trabalho pautado na investigação.
II - A observação é o mecanismo de apropriação do modelo capaz de modificar a postura e o perfil profissional.
III A investigação é necessária à ação do professor, permitindo-lhe a reflexão e possibilitando-lhe romper com o pensamento cristalizado sobre os sujeitos envolvidos no processo de ensinar.
IV - A observação, na perspectiva da investigação, permite a reflexão e a possibilidade de rompimento com o pensamento dicotômico entre a teoria e a prática.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS


I e II.
I, III e IV.
III e IV.
I, II e IV.
I, II, III e IV.





1

Respostas

2014-07-12T17:58:32-03:00
São corretas as alternativas: III e IV.
1 4 1