Respostas

2014-07-11T23:16:26-03:00
Definição de M.M.C. (Mínimo Múltiplo Comum) :
"O m.m.c. de dois ou mais números, quando fatorados, é o produto dos fatores
comuns e não-comuns a eles, cada um elevado ao maior expoente."

Fatorando os números
72 = 2³* 3²
120 = 2³*3*5
Mas ambos números são elevado ao quadrado:
(72)² = (2³* 3²)² = 2^6 * 3^4
(120)²= ( 2³*3*5 )² = 2^6 * 3^2 * 5 ^2

MMC ((72,120)²) = 2^6 * 3^4 * 5^2





Julio o nosso colega fez o modo mais pratico
fatorou somente o 120 que é mmc(120) = 2.2.2.3.5 = 2³.3¹.5¹
como o (120)³ basta por teês vezes = 2³.2³.2³ .3¹.3¹.3¹.5¹.5¹5¹
que é igual = 2³+³+³ .3¹+¹+¹ . 5¹+¹+¹ = 2^9 .3³ .5²
gostei da maneira que Julio fez (outra visão)
A melhor resposta!
2014-07-11T23:37:49-03:00
O mmc de (72)² e (120)³ é?

a)2^9.3^4
b)2^6.3^3
c)2^9.3^4.5^3
d)2^6.3^3.5^3 

mmc(72)² e (120)²

(72)² = 72x72 = 5184
(120)³ = 120x120x120 = 1.728.000

1728000, 5184| 2
  864000, 2592| 2
  432000, 1296| 2
  216000,   648| 2
  108000,   324| 2
    54000,   162 |2
    27000,     81| 2
    13500,     81| 2
      6750,     81| 2----------2

      3375,     81| 3
      1125,     27| 3
        375,       9| 3
        125,       3| 3----------3

        125,       1| 5 
          25,       1| 5
            5,       1| 5----------5
³
            1/        1/

mmc((72)², (120)²) = 2.2.2.2.2.2.2.2.2.3.3.3.3.5.5.5 = 2
 3⁴. 5³

a)2^9.3^4
b)2^6.3^3
c)2^9.3^4.5^3  ------RESPOSTA (LETRA) c
d)2^6.3^3.5^3


2 5 2