Respostas

2014-07-11T22:56:23-03:00
O instrumento adotado por socrates para o exercicio da sua ativ. filosofica foi o diálogo dividido em IRONIA e MAIEUTICA.
Na ironia o filosofo insiste que nada conhece, leva o interlocutor a apresentar opiniões para em seguida envolve-lo em uma estrutura confusa de  suas proprias ideias, trazendo a tona a ignorancia do interlocutor a respeito do que ate entao ele acreditava ser verdade. Socrates fingia desconhecer do assunto tratado fazendo perguntas e achando falhas no raciocinio do homem demonstrando sua ignorancia
Na maieutica ou "parto das ideias" o homem era levado a elaborar suas proprias ideias, ir ao encontro da propria alma e adquirir, uma existencia autentica e original.
Espero ter ajudado
2014-07-11T23:28:07-03:00
Era organizado em duas etapas: a primeira etapa corresponde às "dores do parto" e a segunda etapa do processo, na qual ocorreria o "parto das ideias". A ironia consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em  ressaltar algum aspecto passível de crítica. A maiêutica consiste em fazer perguntas e analisar respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou a contradição do enunciado.