Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T11:14:43-03:00
Em 1930 era a política do café-com-leite, a paulista Washington Luis deveria suceder um mineiro. Mas ele indicou Julio Prestes, presidente de São Paulo, para a sua sucessão. Rompeu assim o acordo com os mineiros.
Descontente, Antônio Carlos, presidente de Minas, aliou-se a João Pessoa, presidente da Paraíba, para lançar a candidatura do presidente do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas. 
Júlio Prestes venceu as eleições. Diante da vitória situacionista, os tenentes decidiram-se pela luta armada, convencendo Getúlio a se colocar na liderança do movimento. 
Em julho de 1930, o candidato a vice de Getúlio, João Pessoa, foi assassinado por razões particulares.O fato precipitou o movimento armado contra Washington Luis, que eclodiu no dia 3 de outubro no Rio Grande do Sul, seguido por levantes em Minas e na Paraíba. Incapaz de deter a marcha dos rebeldes em direção ao Rio de Janeiro, em 24 de outubro Washington Luis entregou o poder a uma junta militar.
Getúlio Vargas recebeu o poder das mãos da juta militar em 3 de novembro de 1930 e constituiu o chamado Governo Provisório da Revolução. Era o fim da Primeira República, ou República Velha, e o início da Segunda República, ou República Nova.
O novo governo dissolveu o Congresso Nacional e as Assembleias Estaduais. Para os estados, nomeou interventores, delegados do presidente da República, que governariam até a elaboração de uma nova Constituição.
A maior inovação do Governo Provisório, porém, ocorreu no campo das relações entre e Estado e os trabalhadores. Ainda em 1930, foi criado o Ministério do Trabalho e iniciada uma Legislação Trabalhista que incluía a jornada de oito horas de trabalho, repouso semanal obrigatório, f´rias remuneradas, proibição do trabalho de menores até 14 anos, proibição do trabalho noturno da mulher, etc.
2 5 2
2014-07-12T16:31:02-03:00
Tenho quase certeza que a elite disse que os votos foram uma fraude e desconsideraram os votos contra getulio
1 5 1