5.Procariotos e eucariotos desenvolveram-se com diferentes estratégias evolutivas:enquanto os procariotos exploraram as vantagens da simpicidade e do pequeno tamanho, os eucariotos tornaram-se bastante complexos e especializados.
a) Indique duas diferenças quanto à organizaçao e/ou funcionamento do material genetico de procariotos e eucariotos.
b)Qual é a hipótese mais aceita para explicar a origem da carioteca e do reticulo endoplasmatico de uma célula eucariótica a partir de uma ancestral procariótica ?
c)Qual é a hipótese mais aceita sobre a origem evolutiva das organelas com genoma próprio (mitocondrias e plastideos) na célula eucariótica?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T12:44:34-03:00
Boa tarde.
a)Em primeiro lugar, procariotos não possuem seu material genético organizado dentro de um núcleo como os eucariontes; nos primeiros, não há associação do DNA com proteínas, todo o DNA é transcrito e na hora da replicação há apenas uma origem de replicação. Nos eucariontes, o DNA está associado às histonas, existem os íntrons e várias origens de replicação.
b) A teoria mais aceita é a hipótese de Robertson ou teoria das endomembranas, que diz que a partir de um ancestral procarionte, houve a invaginação da membrana plasmática e esta teria dado origem à membrana nuclear e ao R.O.
c) Já as organelas com material genético próprio como mitocôndrias e cloroplastos são explicadas por Lynn Margulis em sua teoria endossimbiontica, na qual estas organelas seriam originalmente bactérias de vida livre, capazes respectivamente de respirar e de fazer fotossíntese. Em algum momento elas foram englobadas por células maiores que não puderam digerí-las e elas tornaram -se tão importantes para a célula que esta não consegue mais viver sem elas.
4 5 4