Um corpo foi lançado verticalmente para cima com uma velocidade inicial de 30 m/s e, após 5 s, foi apanhado por uma pessoa. Desprezando a resistência do ar e adotando g = 10 m/s².

Qual a altura em que ele se encontrava quando foi apanhado pela pessoa. Quero os cálculos.
Gabarito : 25 m

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T12:46:33-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vo = 30 m/s
t = 5s

A  velocidade nesse instante não é conhecida.

V = Vo - g.t

V = 30 - 50

V = -20 m/s

Agora podemos calcular a altura, basta utilizar a fórmula de Torricelli:

V² = Vo² -2.g.h

(-20)² = 30² - 2.10.h

400 = 900 - 20.h

20.h = 900 - 400

20.h = 500   (÷10)

2h = 50

h = 50/2

h = 25 m
2 5 2
2014-07-12T12:46:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
S = so + vot + at²
                       2

S = 0 + 30.5 - 10.5²
                        2

S = 0 + 150 - 10.25
                       2

S =  150 - 250
                2

S = 150 - 125
S = 25 m
2 5 2