Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T16:13:08-03:00
Primeiramente, vamos chamar esse número de "x".

Com base no enunciado, podemos montar essa equação :
x / 2 + 3 * x + x / 5 + 26 = 5 * x

Agora é só resolver :
x / 2   +   3 * x   +   x / 5   -   5 * x   =   - 26
5x 10   +   30x / 10   +   2x / 10   -   50x / 10   =   -26
5x + 30x + 2x - 50x = -26 * 10
-13x = -260
x = 260 / 13
x = 20

Pronto, já achamos o número, é 20.

Espero ter ajudado (;
2 4 2
2014-07-12T18:13:46-03:00
- Um número => x
x/2 + 3x + x/5 + 26 = 5x => MMC(2, 5) = 10
5x + 30x + 2x + 260 = 50x
5x + 30x + 2x - 50x = -260
-13x = - 260 (-1)
13x = 260
x = 260/13 => x = 20 

1 5 1