A soma da idade de André com o dobro da idade de Aldo é 21 anos. O quociente da diferença entre a idade de André e o dobro da idade de Aldo por 5 é um ano. Quantos anos tem cada um?
Usando o Sistema de equações de 1· grau e o método de substituição

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T18:15:07-03:00
André=x Aldo=y x+2y=21 (x-2y)/5=1 Isso monta um sistema de equações do 1º grau. Assim, temos: x-2y=5. Tendo isso, utilizemos o método da adição: x+2y=21 x-2y=5 2x=26 x=13 Substituir na fórmula... e obter: 13+2y=21 2y=8 y=4 S={13; 4}
2 5 2
2014-07-12T19:03:08-03:00
Andre: y
aldo: x

equações:
y +2x=21
(x-2y)/5 =1 ⇒ x-2y=5

fazendo um sistema:
 \left \{ {{y+2x=21} \atop {y-2x=5}} \right.

2y=26
y=26/2 ⇒ y=13

substituindo da equação 1:
y + 2x=21
13+ 2x=21 ⇒ 2x=21-13
2x=8 ⇒ x=8/2
 x=4

4 5 4