Respostas

2014-07-12T17:08:06-03:00
Fermentação alcoólica: Na fermentação alcoólica, o ácido pirúvico transforma-se em etanol (álcool etílico) e gás carbônico. Esse tipo de fermentação é realizado pelo fungo Saccharomyces cerevisiae, uma levedura conhecida popularmente como fermento-de-padaria ou levedo de cerveja. Há milênios a humanidade utiliza essas leveduras na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos,cervejas,aguardentes etc.) e na fabricação do pão, em que o gás carbônico origina as pequenas bolhas que inflam a massa e a tornam macia.
Fermentação láctica: Na fermentação láctica, o ácido pirúvico transforma-se em ácido láctico. Esse tipo de fermentação ocorre, por exemplo, em bactérias que fermentam o leite; o sabor azedo das coalhadas e dos iogurtes deve-se exatamente ao acúmulo desse ácido. O ácido láctico causa abaixamento do pH do leito (maior acidez), o que leva à coagulação das proteínas e formação de um coalho sólido, utilizado na fabricação de queijos.
Fermentação acética: Na fermentação acética, ocorre a transformação do vinho em vinagre, que é catalisada da enzima alcooxidase, formada pelo fungo Micoderma aceti. Originam-se também outros compostos que vão dando sabor e cheiro característicos ao vinagre.