Estou tendo um problema nessa questão, obrigado desde já:

Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido.

Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de
A mercantilização das crenças religiosas.
B transformação das representações sociais.
C disseminação do ateísmo nos países de maioria cristã.
D diminuição da distância entre saber científico e eclesiástico.E amadurecimento da consciência ligada à civilização moderna.

A resposta é B, mas eu não intendo, porque o autor não cita as transformações no aspecto social.
Mas pra mim é letra C pois, quando o autor fala sobre " a perda contemporânea do sentimento religioso ..." ele esta falando da disseminação do ateísmo, e acho que isso se aproxima bem mais da resposta.

Por favor alguém me da uma luz, interpretação não é o meu forte!

2

Respostas

2014-07-12T22:56:48-03:00
Antigamente a população clamava por Deus como salvador,e isso os fazia ter menos ''medo'' da morte,mas com a inserção do mundo científico ,com grandes explicações sobre a vida em geral,a crença na ''ressurreição'' diminuiu diante das explicações científicas.Então realmente transformou a representação social ,de forma que sua crença em ''Deus'' diminuiu em nome da crença na ciência.
2 4 2
Obrigado, eu havia pensado nisso também, só estava em duvida no que elimina a alternativa C. Por isso escolhi a Alineonline como melhor resposta.
Tudo bem...Se conseguiu te ajudar ta bom...
A melhor resposta!
2014-07-13T09:59:24-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
 A sua interpretação é possível mas não é autorizada pelo texto. Não há menção clara ou implícita ao ateísmo. Há sim uma menção na mudança da mentalidade do homem contemporâneo, ou seja, uma transformação nas representações sociais. A religiosidade de uma sociedade (ou seja, qual religião ela professa ou se ela tem alguma religião) pertence ao âmbito espiritual mas também ao âmbito social.

2 5 2