Conhecem-se os seguintes dados referentes dos átomos A, B e C.

a) A tem o número atômico 14 e e é isóbaro de B.
b) B tem o número atômico 15 e número de massa 30, sendo isótopo de C.
c) A e C são isótonos entre si. Qual é o número de massa de C ?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-12T22:22:04-03:00
O número de massa do átomo C é 31.

Resolução:
Átomo A   Átomo B   Átomo C
(Z)=14       (Z)=15        (Z)=15
(E)=14      (E)=15        (E)=15
(N)=16      (N)=15        (N)=16
(A)=30      (A)=30        (A)=31

Z=número de prótons
E=número de elétrons
N= número de nêutrons
A= número de massa

6 4 6
2014-07-13T12:24:31-03:00
Isóbaro significa mesmo número de massa.
Como B possui número de massa 30, então o A tem 30 de massa também.
B -> 15 prótons e 30 de massa, logo> 30-15 = 15 nêutrons
A -> 14 prótons e 30 de massa, logo> 30-14 = 16 nêutrons
B e C são isótopos, possuem mesmo n. atômico: 15
A e C são isótonos, ou seja, mesmo número de nêutrons, logo C possui 16 nêutrons
Número de massa é dado por Número de prótons + Número de nêutrons = 16+15 = 31
C possui 31u de massa.
2 3 2