Respostas

2013-03-11T18:48:49-03:00

RESUMO
O professor não age apenas como um transmissor de conhecimento, mas
como um mediador entre o objeto a ser apreendido e o aluno. Para tanto,
o docente se vale de várias ferramentas mediadoras que o auxiliam nesse
processo, como um objeto da cultura material, uma visita a um museu, ou
mesmo uma imagem ou música. Este artigo aborda a possibilidade de se
pensar a utilização da canção enquanto documento histórico durante as
aulas, pois são produções culturais, carregadas de significados, tanto de
forma implícita, quanto explicita. As fontes históricas ao serem remetidas
no auxílio da produção do conhecimento em história, na prática de sala de
aula, tornam-se ferramentas culturais. As fontes históricas não devem ser
simplificadas a uma mera ilustração de conteúdos, uma vez que se
traduzem em artefatos culturais repletos de intencionalidades. As fontes
devem assumir um papel fundamental de significação na estrutura
cognitiva do aluno: demonstrar as representações que determinados
grupos forjaram sobre a sociedade em que viviam como pensavam ou
sentiam, como se estabeleceram no tempo e no espaço; como servir para
que o aluno seja capaz de fazer diferenciações, abstrações que o
permitam fazer a leitura das distintas temporalidades as quais estamos
submetidos. pv vota como melhor resposta.

1 5 1