Respostas

2014-07-13T10:23:52-03:00
Em novemro de 1945, a Conferência de Potsdam confirmou a divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação - norte-americana, soviética, inglesa, francesa. Berlim, a capital, que ficava no setor soviético, foi igualmente fragmentada em quatro partes. Estabeleceu-se também que os alemães deveriam pagar uma reparação de guerra de 20 bilhões de dólares, dos quais a metade seria destinada à União Soviética, e que os líderes nazistas seriam julgados por um tribunal internacional. 
Ao fim das negociações a Europa estava claramente dividida em duas partes:
Bloco comunista- URSS, Polônia, Albânia, Bulgária, Iugoslávia, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia, Rep. Dem. Alemã.
Bloco Capitalista- Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, França, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Áustria, Suíça, Rep. Fed. da Alemanha.

Em 1989, tudo mudou. Em junho, o líder soviético Mikhail Gorbatchev visitou a Alemanha Ocidental e negociou a retirada dos 350 mil soldados soviéticos estacionados na Alemanha Oriental, mediante uma indenização de 7,5 bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, gigantescas manifestações populares provocaram a queda de  Erich Honecker, líder comunista da Alemanha Oriental. Em novembro, o Muro de Berlim era derrubado por multidões em festa.
Em outubro de 1990, as duas Alemanhas foram reunificadas sob a liderança de Hemult Kohl, primeiro-ministro da antiga Alemanha Ocidental. Ressurgia na Europa um novo gigante econômico, que representava sozinho um quarto do Mercado Comum Europeu.

2 4 2