Respostas

A melhor resposta!
2014-07-13T15:16:43-03:00
Em 1844, visando solucionar o grande déficit financeiro por que estava passando, o Governo imperial decretou uma nova política com relação às tarifas alfandegárias. De acordo com ela, os cerca de três mil artigos importados passariam a pagar taxas que variavam de 20 a 60%. A maioria foi taxada em 30%, ficando as tarifas mais altas para as mercadorias estrangeiras que já poderiam ser produzidas no Brasil. Embora o objetivo da Tarifa Alves Branco fosse apenas gerar mais recursos para o Governo, a medida acabou por favorecer o crescimento de novas atividades econômicas nacionais. Proposta e elaborada pelo então Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco, ela ficou conhecida como Tarifa Alves Branco.
1 5 1
2014-07-13T16:37:32-03:00
A tarifa Alves Branco foi um imposto criado no Brasil durante o segundo reinado, onde as taxas de importação praticadas pelo Brasil eram de 15% sobre todo e qualquer produto estrangeiro.