Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-07-13T15:18:22-03:00
São varias Definição para (MORAL)
A Consciência Moral e a Liberdade Humana 

A consciência de si mesmo ou auto consciência confere ao ser humano a capacidade de julgar ações, e de escolher, dentre as circunstâncias possíveis, sue próprio caminho na vida. 

A essa característica peculiar ao homem, de julgar suas próprias ações, decidindo se elas são boas ou más, damos o nome de consciência moral. 

A possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho na vida e constituir sai historia damos o nome de liberdade. Evidentemente a liberdade é algo que não se exerce no vazio, mas dentro das limitações impostas pelas circunstancias. Pois, como escreveu Karl Marx, “os homens fazem suas própria historia, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstancias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”. 

A liberdade e a consciência estão o intimamente relacionadas. Isso porque só tem sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se esta ação foi praticada em liberdade. Quando não se tem escolha (liberdade), é impossível decidir entre o bem e o mal (consciência moral). 

Entretanto, quando estamos livres para escolher entre esta ou aquela ação, tornamo-nos responsáveis pelo que praticamos. É esta responsabilidade que pode ser julgada pela consciência moral do próprio indivíduo ou do grupo social. 

Para melhor compreender esta síntese, veremos mais a fundo a liberdade, os valores e o homem propriamente dizendo sobre sua consciência diante destes conteúdos. 

Ok bjs 
2014-07-13T15:40:35-03:00
Moral são valores éticos, é um certo "respeitar a vida, ao próximo".Os valores morais são tidos em nosso cotidiano deste que nascemos, aprendemos o que é certo e o que é errado.Eu, como todas as pessoas também, sei que a moral é muito importante, sem ela o mundo certamente estaria bem pior, isso por que a moral  é uma forma de mantermos a boa compreensão e relação entre as pessoas no meio social.


É possível sabermos como o mundo, a nossa sociedade seria se não existisse conceitos de valores como o da moral .Nós não possuiríamos leis formuladas a partir desse valor, iriamos ter uma espécie de liberdade ilimitada.Enfim ,resolveríamos todos os problemas que aparecessem por nosso caminho sem um pingo de moral, como muitas pessoas( criminosos) fazem.
1 1 1