Quando Paulo puxa o primeiro carrinho(m = 6 kg) produz uma aceleração de 4 m/s²; ao puxar apenas o segundo carrinho sozinho (m = 4 kg) produz uma aceleração de 6 m/s². Então, ao puxar os 2 carrinhos juntos, aplicando a mesma força de sempre, produzirá uma aceleração de :
a) 10 m/s² b) 5 m/s² c) 5,2m/s² d ) 2,4m/s² e ) 18 m/s²



Eu sei o resultado quero saber como faz esse cálculo

2
eu quero saber o cálculo!
esqueci a interrogação
Se for 2,4 eu faço
esta certo
é 2,4 msm

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-13T16:05:43-03:00
Vamos pela 2ª Lei de Newton:

1º Bloco, 6 kg e aceleração de 4 m/s²

F = m.a

F = 6.4

F = 24 N

2º Bloco, 4 kg e aceleração de 6 m/s²

F = 4.6

F = 24 N

O enunciado diz que a força é a mesma para mover o sistema.

No primeiro bloco existe a força F fornecida pelo garoto e a força A/B, que é oposta ao movimento. Supomos que seja o bloco de 4 kg

F - Fa/b = 4.a

No segundo bloco existe apenas a força Fa/b agindo, então:

F a/b = 6.a

Somamos as forças para descobrir a aceleração, substituindo F por 24 N.

24 - Fa/b = 4.a
       Fa/b = 6.a
          24 = 10.a
            a = 2,4 m/s², alternativa D
1 5 1
  • Usuário do Brainly
2014-07-13T16:16:56-03:00
24=10* a 
a = 24/10
a = 2,4 m/s²
(d)
 \sqrt{x}