Preciso de uma ajuda urgente (tem que ter no minimo 10 linhas o texto)
Desenvolva uma reflexão sobre a condição social das mulheres na Grécia antiga.?"Nos primeiros tempos da guerra, suportamos com a paciência habitual aquilo que vós, homens. combináveis. Aliás, quem nos deixava abrir a boca? Não que isso nos agradasse! Mas compreendíamos-vos bem: muitas vezes, embora fechadas em casa, conseguíamos saber que estáveis a tramar um grande sarilho. Então, ocultando a nossa mágoa, perguntávamo-vos com um sorriso: "o que decidistes hoje, na assembléia? Que mais há para se fazer a paz? A ti que te importa", dizia ele, que é o marido: "Pensa em estar calada!" "E eu calava-me. (...)" Vínhamos a saber de um plano ainda mais louco? Então, perguntávamos: "Marido meu, andais a fazer das boas. Por quê?" Ele fulmina-te Com o olhar: "Vai fiar, e tem cuidado Com a cabeça! Cabe aos homens tratar da guerra".

Aristófanes. Lisistrat a. 506-20. apud REDFIELD. James. () homem e a vida doméstica. In: VERNANT. J ~ P. O homem grego, Tradução de Maria Jorge Vila de Figueiredo. Lisboa: Editorial Presença. 1994, p. 157.

O trecho acima foi extraído de uma comédia grega, na qual o autor, Aristófanes, ironicamente simula um diálogo entre um homem e uma mulher gregos, quando a mulher busca envolver-se com as questões entendidas como "dos homens". À luz dos conhecimentos estudados, desenvolva uma reflexão sobre a condição social das mulheres em atenas.

1

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-27T19:37:18-03:00
Na Grécia Antiga, as mulheres eram consideradas inferiores, não podiam votar, e o trabalho delas, era cuidar dos filhos e a casa. Se ela fizesse perguntas demais, começasse a pensar o homem já esboçava raiva, pois a mulher não podia, deveria apenas cuidar dos assuntos da sua família e casa. Se algum filho ou filha nascesse com alguma doença ou morresse durante o parto, a culpa era da mulher, pois ela era um ser inútil, e sua obrigação era carregar o filho em sua barriga. Naquela época, não tinha o conhecimento de que o homem que dava o cromossomo com o sexo da criança, portanto se não viesse um homem, a culpa era da mulher. Mulheres não podiam sair de casa, deveriam ficar e esperar  seus maridos para os servirem e os honrarem com o devido respeito. As mulheres atualmente, conseguiram muito mais direitos, respeito e igualdade comparando as daquela época.

                              ESPERO TER AJUDADO!!!! 
22 4 22
Obrigada Polly10 vc me ajudou muito ><