A Proposta Pedagógica Curricular do Ensino Fundamental de Nove Anos necessita contemplar as convicções e manifestações culturais e sociais, presentes nos diferentes contextos nos quais se insere a demanda atendida nessa etapa de escolarização. Para Corsino (2007, p. 67), "[...] uma proposta pedagógica que envolva as diferentes áreas do currículo de forma integrada se efetiva em espaços e tempos, por meio de atividades realizadas por crianças e adultos em interação, [...] [pois] são as interações que qualificam o espaço.". Nesse sentido, podemos afirmar que:I - Um conteúdo trabalhado integralmente significa abordá-lo nas múltiplas dimensões do conhecimento.II - Tratar das diferentes áreas do currículo implica pensar na interdisciplinaridade em relação aos conteúdos escolares.III - O conhecimento, na primeira e segunda etapa do Ensino Fundamental, se efetiva a partir da relação entre escola e comunidade, os outros segmentos são secundários nesse processo.IV - A demanda escolar correspondente aos anos iniciais, se insere no contexto da política pautada na perspectiva construtivista do `aprender a aprender`.É correto o que se afirma em:ALTERNATIVASI e II.I
III.II
IV.III
IV.I, II,
III e IV,III,I.

1

Respostas

2014-07-14T19:30:53-03:00
Respondi a alternativa     I, II e IV.