Agradeço pelas respostas.
Após o final da Guerra Mundial, muitos países da Europa mergulharam numa profunda crise econômica e politica, o que favoreceu o desenvolvimento da doutrina totalitária conhecida como fascismo. A esse respeito, responda as questões a seguir.
a) Cite quatro características comuns aos regimes fascistas.
b) Caracterize o contexto histórico europeu em que surgiram os regimes fascistas na Itália e na Alemanha.

2

Respostas

2013-07-28T01:30:25-03:00
A) Os regimes fascistas apoiavam o nacionalismo e um país com unidade, (seja racial, cultural ou política) assim, deveria haver um ditador no comando (o chamado totalitarismo). Para consolidar a unidade deveria haver guerra: isso é chamado de militarismo. Além disso, eles também subjugavam outras nações (imperialismo).
b) O fascismo e o nazismo, muito próximos ideologicamente, surgiram num contexto de total destruição e desesperança após a Primeira Guerra. A Alemanha recebeu uma penitência, o Tratado de Versalhes, e perdeu muito. Para recuperar o fôlego, Hitler surgiu como o líder que reergueria o país. O mesmo aconteceu com a Itália. Mesmo saindo vitoriosa, não ganhou nada com a guerra, e a figura de Benito Mussolini naquele momento era de refortalecimento.
6 4 6
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-07-28T14:13:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) Totalitarismo: característica de um esquema politico onde o estado atua de forma absoluta e os cidadãos do país ficam em segundo plano. Nacionalista: Ligados ao que é nacional e repudio a tudo que é estrangeiro. UnipartidarismoOnde apenas um partido pode exercer suas funções livremente, na Itália era o Partido nacional Fascista. Racismo: preconceito a povos de outras raças, etnias e culturas etc.

2) Os regimes totalitários surgiram após a primeira guerra mundial, quando a Europa se encontrava em crises econômicas, greves, com altas taxas de desempregos, todos esses fatores contribuíram com o surgimento desses regimes totalitários.
10 4 10