Respostas

2014-07-14T20:44:41-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

O fim dos grandes animais na América diminuiu a quantidade de alimentos disponíveis para a caça por parte dos humanos, levando ao aumento da utilização de outros animais e de plantas na dieta das pessoas daquele período. Além disso, alterou a distribuição de nutrientes nos diversos espaços em que viviam. Isso, em parte, também contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, como um modo de sobreviver dos seres humanos em um ambiente mais hostil.

Algumas hipóteses que explicam o fim dos grandes animais no continente americano são:

1) Os animais da megafauna americana, que foram extintos há uns 10 mil anos, principalmente, pela caça realizada pelos paleoíndios, os primeiros habitantes do continente americana. Eles conseguiam matar facilmente tais animais, que não conheciam as estratégias de caça humanas. Isso ocorreu em todos os continentes nos quais o ser humanos chegou;

2) Mudanças climáticas, com grandes alterações no regime de chuvas e nos tipos de vegetação. As glaciações ocorreram umas vinte vezes no último milhão de anos, diminuindo a quantidade de água que circula no globo. Como a região tropical não possui geleiras, tornando-se mais seca. Entre esses períodos, havia mais água, o que aumentou a densidade vegetal, formando florestas. Nesse sentido, áreas abertas como a savana foram cobertas pela vegetação tropical na América, dificultando a vida de grandes animais. Já na África, os desertos se transformaram em savanas, possibilitando o ambiente adequado para a megafauna. Sem condições de se adaptar ao novo ambiente, as espécies gigantes americanas se extinguiram.

3) Teoria mista: tanto a caça por parte dos seres humanos quanto as mudanças climáticas teriam sido importantes para o fim da megafauna na América.

Bons estudos!

1 5 1