Respostas

2014-07-14T20:19:48-03:00
A. x²+9x+8=0
▲= b²-4.a.c 
▲= 9²-4.1.8
▲= 81-32
▲= 49 
x= -9 +- 7/2
x¹= -9-7/2 = -16/2 = -8
x²= -9+7/2 = -2/2 = -1

b. Na foto está riscada, suponho que ela foi anulada.

c. 
x²-2x+4=0  
▲= b²-4.a.c 
▲= 4-4.1.4 
▲= 4-16 
▲= -12 
Como ▲ é negativo, não existem valores reais para a solução desta equação, portanto, vazio. 

d. 3x²-15x+12=0
▲= b²-4.a.c 
▲= (-15)² -4.3.12
▲= 225 - 144
▲= 81
x= 15 +- 9/6
x¹= 15+9/6 = 24/6 = 4
x²= 15-9/6 = 6/6 = 1

e. 10x²+72x-64=0
▲= b²-4.a.c 
▲= 72²-4.10.-64
▲= 5184-40.-64
▲= 5184+2560
▲= 7744
x= -72+-88/20
x¹= -72+88/20 = 16/20 = 4/5
x²= -72-88/20 = -160/20 = -16/2 *corta os zeros* = -8

Acho que é isso xD Espero ter ajudado >.< 
1 5 1
É,pois ja respondi a b .Brigadão !!Não consigo responder essa E , e diz que o resultado é -8 e 4/5 sabe?
Sim, eu já respondi ali ^-^
e. 10x²+72x-64=0
▲= b²-4.a.c
▲= 72²-4.10.-64
▲= 5184-40.-64
▲= 5184+2560
▲= 7744
x= -72+-88/20
x¹= -72+88/20 = 16/20 = 4/5
x²= -72-88/20 = -160/20 = -16/2 *corta os zeros* = -8
valeu!
A melhor resposta!
2014-07-14T20:22:29-03:00
Calcular o discriminante
discriminante = Δ

a) x² + 9x + 8= 0
a = 1
b = 9
c = 8
Δ = b² - 4ac
Δ = (9)² - 4(1)(8)
Δ = 81 - 32
Δ = 49------------------------------------√49 = 7
se
Δ > 0
então
Duas raízes reais e diferentes, pois ▲> 0 
(Delta maior que zero) 
x = - b - + √Δ/2a
x' = -9 - √49/2(1)
x' = - 9 - 7 /2
x' = -16/2
x' = - 8
e
x" = - 9 - √49/2(1)
x" = - 9 + 7/2
x" = - 2/2
x" = - 1

b) 9x² - 24x + 16 = 0
a = 9
b = - 24
c = + 16
Δ = b² - 4ac
Δ = (-24)² - 4(9)(16)
Δ = 576 - 576
Δ = 0
se
Δ = 0
então
▲= 0 
Raízes reais e iguais, pois ▲= 0 (Delta igual a zero) 
x = -b/2a

x = -(-24)/2(9)
x = + 24/18      (divide ambos por 6)
x = 4/3

c) x² - 2x + 4 = 0
a = 1
b = -2
c = 4
Δ = b² - 4ac
Δ = (-2)² - 4(1)(4)
Δ = 4 - 16
Δ = - 12      não tem ZERO  reais------{}
Não possui raiz real, pois ▲< 0 (Delta menor que zero) 
d) 
3x² - 15x + 12 = 0
a = 3
b = - 15
c = 12
Δ = b² - 4ac
Δ = (-15)² - 4(3)(12)
Δ = 225 - 144
Δ = 81------------------------------√81 = 9
se
Δ > 0 
então
Duas raízes reais e diferentes, pois ▲> 0 
(Delta maior que zero) 

x = - b - + √Δ/2a
x' = -(-15) -√81/2(3)
x' = + 15 - 9/6
x' = +6/6
x' = 1
e
x" = -(-15) + √81/2(3)
x" = + 15 + 9/6
x" = 24/6
x" = 4

e)

10x² + 72x - 64=0
a = 10
b = + 72
c = -64
Δ = b² - 4ac
Δ = (72)² - 4(10)(-64)
Δ = 5184 + 2560
Δ = 7744--------------------------√7744 = 88
se
Δ > 0
então
Duas raízes reais e diferentes, pois ▲> 0 
(Delta maior que zero) 
x = -b - + √Δ/2a
x' = -72 - √7744/2(10)
x' = -72 - 88/20
x' = 160/20
x' = 8

e
x" = -72 + √7744/2(10)
x" = -72 + 88/20
x" = 16/20  (divide ambos por 4)
x" = 4/5 
1 5 1