Um rifle, inicialmente em repouso, montado sobre um carrinho com pequenas rodas que podem girar sem strito com os eixos, dispara automaticamente uma bala de massa 15 gramas com velocidade v. O conjunto arma+carrinho, cuja massa antes do disparo era de 7,5kg, recua, deslocando-se 0,52 metros sobre a surperfície plana e horizontal em 0,4 segundos.

Qual a velocidade v da bala?

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-07-14T21:23:47-03:00
Qantes=Qdepois
15.10-³.v=7,5.(0,52/0,4)
v=7,5.1,3/0,015
v=650 m / s
2 5 2
A melhor resposta!
2014-07-14T21:26:55-03:00
Sabendo que há conservação da quantidade de movimento Q... a quantidade de movimento do carrinho+rifle é igual à quantidade de movimento da bala...a velocidade do carrinho+rifle é: V=0,52/0,4 = 5,2/4=1,3 m/s ...temos: Qr+c=Qbala --> m.v-m.v---> 7,5 kg.1,3 m/s=0,015 kg. V ---> 9,75/0,015= V --> 9750/15=V --> V= 3250/5 --> V=650m/s 
Espero ter ajudado....até mais :)
2 5 2