O calcário corresponde a um tipo de rocha sedimentar de grande importancia comercial, a sua decomposição através do aquecimento produz a cal viva e o dióxido de carbono, conforme a equação :

CaCO 3 (s) =====> CaO (s) + CO 2 (g)

considerando a decomposição de 200g de calcário e sabendo que o processo apresenta um rendimento igual a 70%, o volume de gás carbônico, nas CNTP produzido, é de quanto?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-14T21:53:36-03:00
1 mol CaCO3 --> 1 mol CaO + 1 mol CO2
1mol CaCO3 = 100 gramas
200 gramas de de calcário = 2 mol
1 mol de calcário --- 1 mol de gás carbônico
2 mol de calcário --- 2 mol de gás carbônico
Rendimento de 70%: 2 mols de gás carbônico*0,7 = 1,4 mols

Nas CNTP:
1 mol de gás carbônico ------- 22,4 litros
1,4 mol de gás carbônico ----- x litros
x = 1,4*22,4 
x = 31,36 litros de gás carbônico
3 3 3
  • Usuário do Brainly
2014-07-14T22:03:01-03:00
Nas CNTP:
1 mol de gás carbônico ------- 22,4 litros
1,4 mol de gás carbônico ----- x litros
x = 1,4*22,4 
x = 31,36 litros de gás carbônico
1 5 1