Uma microempresa especializada em lanches investe R$ 1.500,00 em equipamentos e gasta mais R$ 1,50 para cada lanche produzido. A equação C(q) = 1.500 + 1,50q representa esta situação algebricamente, aonde C é a variável que expressa o custo em função da quantidade q de lanches. Neste caso o domínio da função refere-se ao conjunto de possíveis valores atribuídos a q (quantidade de lanches produzida) que determinarão o custo C. Observe que q pressupõe um valor inteiro não negativo, ou simplesmente um natural, assim temos: D( f ) = {q pertence a N} ou Simplesmente: D(f) = N

Qual alternativa correta?
A) A imagem de uma função f corresponde aos valores de x que pertencem ao conjunto A e que estão relacionados com os valores de y pertencentes a B.

B) O domínio de uma função não corresponde aos valores de x, uma vez que x pertence ao conjunto A e que estão relacionados com valores de y pertencentes a B

C) A função de x e a função f correspondem aos valores de x que pertencem ao conjunto A e que estão relacionados com os valores de y pertencentes a B, através de uma lei matemática f(x).

D) O domínio de uma função f correspondem aos valores de x que pertencem ao conjunto A e que estão relacionados com os valores de y pertencentes a B, através de uma lei matemática f(x).

1

Respostas

2013-07-28T22:18:57-03:00
Pelo o que entendi, os valores de x (domínio), ou na questão, os valores de q, podem ser escritos num conjunto A, enquanto os valores de C(q) = f(x) = y (imagem) são dados num conjunto B.  As alternativas A, B e C só te confundem, brincando com esses conceitos acima. A resposta certa é a letra D.