Respostas

2014-07-15T15:08:54-03:00
C = carlos
m = maria

c + m = 40
c = 40 - m

c = 3m/5 
40 - m = 3m/5
5*(40-m) = 3m
200 - 5m = 3m
200 = 8m
m = 200/8
m = 25 -> idade de maria

calculando a idade de carlos agora:
c = 40-m -> c = 40-25 -> c = 15 -> idade de carlos
A melhor resposta!
2014-07-15T16:27:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Victoria,

chamaremos a idade de Maria (m) e a idade de Carlos (c):

\begin{cases}m+c=40~~(I)\\
c= \dfrac{3}{5}m~~(II) \end{cases}

Substituindo a equação I, na equação II, teremos:

m+ \dfrac{3}{5}m=40\\\\
 \dfrac{3}{5}m=40-m\\\\
3m=5(40-m)\\
3m=200-5m\\
3m+5m=200\\
8m=200\\\\
m= \dfrac{200}{8}\\\\
m=25

Portanto, a idade de Maria é 25 anos .

Espero ter ajudado e tenha ótimos estudos =))
1 5 1
Muito obrigada pela atençao e pela explicação, bem detalhado rs Valeu
nds^^