Respostas

2013-03-11T21:56:33-03:00

São tecidos formados por agrupamentos de celulas que tem entre suas capacidades a habilidade de contrair (ficarem menores) e voltarem para ao tamanho normal quantas vezes for preciso.

 

Dentre as funcões, está a composição total do coração, revestimento de alguns orgãos, revestimento corporeo e servir de propulsor para o movimento do sistema locomotor.


Resumindo efetua importantes funções nas partes vitais, estruturais e locomotoras do corpo.

29 4 29
2013-03-11T22:25:00-03:00

A função do tecido muscular é a formação dos músculos, que são responsáveis por todos os nossos movimentos, como os que possibilitam a nossa locomoção ou os movimentos dos órgãos internos, como os batimentos do coração, a pulsação das artérias...

 

Tecido Epitelial ou epitélios

São formados por células justapostas, com pouca ou quase nenhuma substância intercelular. Existem epitélios de revestimento interno, que formam a camada mais externa da pele e também reveste órgãos como a boca e o estômago, também epitélios queparticipam da formação de certas glândulas que produzem substâncias como hormônios, lágrimas e suor.
Ele ainda possui várias funções importantes para o corpo, os tecidos epiteliais são responsáveis pela proteção do corpo, e é ele o responsável pela absorção na pele de substânciasbenéficas.  .

 

Tecido Conjuntivo

Tem origem mesodérmica e são ricos em substâncias intercelulares tendo a composição de células, fibras e substâncias fundamentais, são encontrados por todo o corpo exercendo várias funções, especialmente preenchimento, sustentação, nutrição, defesa dos órgãos e é ele tem as funções de estabelecer e manter a forma do organismo, pois liga diferentes células e órgãos do organismo ao mesmo tempo. É dividido em tecidos adiposos, cartilaginosos, ósseos e sanguíneos dentro do nosso corpo humano.

 

Tecido Muscular

Os teidos musculares tem origem mesodérmica, assim como os tecidos conjuntivos. E tem como funções por meio de contrações e distensões, ele possibilita a movimentação do corpo, como o batimento do coração, artérias e os movimentos do esôfago, estômago e intestinos. As células presente nesses tecidos têm as funções de se alongarem, recebendo-se assim o nome de fibras musculares ou miócitos, que são constituídas de dos filamentos proteicos que é o actina e a miosina. É ainda os tecidos musculares são dividido em liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.

 

Tecido Nervoso

Os tecidos nervosos formam os órgãos que em conjunto, constituem o sistema nervoso. As células principais dos tecidos nervosos são os neurônios que tem as funções de receber e transmitir estímulos provenientes do meio e as células da glia que nutrem, sustentam e protegem os neurônios.

É importante nos conhecermos e saber um pouco mais do funcionamento dessa máquina fantástica que é o nosso corpo e sobre seus tecidos e suas funções.

27 4 27