Respostas

2014-07-16T09:39:31-03:00
(3a+6)/8
(2a+10)/6
3a+6 = 2a+10    9a+18 = 8a+40   9a-8a=40-18    a=22
   8            6           24          24
resposta a=22
7 4 7
A melhor resposta!
2014-07-16T09:43:56-03:00
Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a +10)/6 sejam iguais.

(3a + 6)                         e                      (2a + 10)
-----------                                                -----------
     8                                                              6  
 
 que as expressões sejam IGUAIS  

3a + 6     (2a + 10)
--------- = ---------                         (mmc) 8,6| 2
    8             6                                         4,3| 2
                                                               2,3| 2
                                                               1,3| 3
                                                                1,1/   mmc(8,6) = 2.2.2.3 = 24
 3(3a + 6) = 4(2a + 10)
 -----------------------------
                24                  divisão de  fração com igualdade desprezamos o
                                      denominador

3(3a + 6) = 4(2a + 10)
9a + 18 = 8a + 40
9a - 8a + 18 = 40
9a - 8a = 40 - 18
a = 22
 O número real de "a"  é 22
VERIFICAÇÃO                     

(3a + 6)                            (2a + 10)
---------                  e        -------------  
    8                                         6

3(22) + 6                          2(22) + 10
------------                          -------------
    8                                          6

66 + 6                                 44 + 10
--------                                -------------
    8                                          6
  

   72                                          54
--------  = 9         e                   ----- = 9
   8                                            6
5 3 5