Respostas

2014-07-16T15:52:15-03:00
Fase da Monarquia Constitucional (1789-1792)
Convenção Republicana e o Período do Terror (1792-1794)
Diretório (1794-1799)
A melhor resposta!
2014-07-16T16:06:23-03:00
A revolução francesa pode ser dividida em 3 fases:

1) Fase da Monarquia Constitucional: após a criação de uma nova constituição por parte da Assembleia Nacional Constituinte (formada pelo terceiro estado) francês a França se tornou uma monarquia constitucional, em que a figura do rei ainda era presente e considerada importante pelos Girondinos (alta burguesia), mesmo que o rei não exercesse muitas funções. Foi uma fase bem moderada e tem como principais medidas a criação da guarda nacional, fim dos privilégios do clero na frança, fim dos direitos feudais sobre o homem. Essa fase tem como principal objetivo acabar com os privilégios da aristocracia francesa (clero e nobreza).

2) A Convenção Nacional: após a fuga do rei Luis XVI e o julgamento do mesmo, é criada uma nova constituição que da lugar a um governo de caráter republicano, a conhecida República Jacobina. Essa sim foi a fase mais radical e popular da revolução, comandada pela baixa burguesia e liderada por Robespierre. Teve como principais medidas o fim do direito feudal sobre a propriedade (redistribuição de terra), a educação estendida a todos, o sufrágio universal masculino (fim do voto censitário), fim da escravidão nas colônias francesas. O período sofre com grupos de oposição internos e externos, o que faz com que Robespierre se torne um ditador autoritário, com a criação do Comitê de Salvação Pública, a fim de conter tais movimentos. Por ser tão autoritário, Robespierre acaba se tornando contraditório e também acaba guilhotinado.

3) O Diretório: restauração do poder por parte da alta burguesia (Girondinos), considerado como uma regressão no processo revolucionário, pois também foi um período bastante moderado, sendo todas as medidas tomadas pelos jacobinos vetadas. O período acaba em 1799 com o Golpe do 18 Brumário, onde Napoleão Bonaparte toma o poder, declara acaba a revolução e inicia o chamado Período Napoleônico.
2 5 2