Respostas

A melhor resposta!
2014-07-16T18:28:07-03:00
Em setembro de 1897, Antonio Conselheiro morreu, após meses de combates e resistências. Não se sabe ao certo o que o matou : estilhaços de granada, parada cardíaca, problemas gastrintestinais devido à alimentação ruim, desgosto profundo ... Mas, estava morto.
Sem o líder, os sertanejos insurretos arrefeceram seu ânimo. Havia cerca de um ano viviam sitiados. Acumularam pequenas vitórias, aproveitando-se das vantagens que o terreno do sertão oferecia .... Mas não podiam resistir mais. Em 03 de outubro, ergueu-se uma bandeira branca entre as ruínas. Negociou-se a rendição de 300 mulheres, velhos e crianças. Os demais ficaram para o combate final. No dia 05, os últimos 4 morreram: 2 adultos, um velho e um menino.
E esta foi a batalha mais inglória do Exército brasileiro: o fim de Canudos, após um ano de embates, depois de várias incursões e humilhações para seus soldados.
3 5 3
2014-07-16T18:29:47-03:00
Depois de enviar várias expedição do exército, Canudos foi derrotado, e sua população massacrada. 
Tem um livro, Os Sertões de Euclides da Cunha, é um texto meio literário, pré-modernista.Eu nunca li, mas é sobre o fim dessa guerra.
1 5 1