Respostas

2014-07-16T19:34:54-03:00




o que foi a revolta de nika? explique como terminou?por favor resumam

3 Respostas  •  História

Melhor resposta (Escolhida pelo autor da pergunta)

A Revolta de Nika (ou Motins de Nika) aconteceu no ano de 532 em Constantinopla durando cerca de uma semana. A revolta recebeu o nome de "Nika" porque a população gritava a palavra vitória (Nike, em grego).Em Bizâncio, existiam organizações esportivas rivais, que defendiam suas cores no hipódromo, onde a rivalidade esportiva refletia divergências sociais, políticas e religiosas. Eram os Verdes, os Azuis, os Brancos e os Vermelhos. Esses grupos haviam se transformados em partidos políticos. Os Azuis reuniam representantes dos grandes proprietários rurais e da ortodoxia religiosa. Já os Verdes tinham, em suas fileiras, altos funcionários nativos das províncias orientais, comerciantes, artesâos e adeptos da doutrina monofisista. No fim o governo decidiu usar a força e o general Belisário ficou encarregado de cercar o hipódromo e aniquilar os revoltosos. A revolta foi, então, ferozmente reprimida pelo general, que, ao lado de seu exército, degolou mais de 30.000 pessoas. Esmagada a oposição, Justiniano pôde, a partir de então, reinar como um autocrata.

16 4 16