Respostas

A melhor resposta!
2014-07-17T23:51:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Sim, isso se deve ao fato de que foram as doenças e epidemias introduzidas pelos portugueses e espanhóis os maiores flagelos que vitimaram os nativos da América (contribuindo também a guerra, a escravização e a violência contra os índios).

Essas doenças epidêmicas (que em pouco tempo atingiram quase toda a população devido à capacidade de contagiar e espalhar-se rapidamente) não existiam na América. Os europeus trouxeram a gripe, a varíola, o sarampo, a caxumba, a tuberculose, a peste negra, o tifo, dentre outras. Através dos barcos vindos da África, também chegaram aqui a malária, a dengue, e a febre amarela. Devido a isso, estima-se que mais de 90% da população indígena tenha morrido após os primeiros contatos com os europeus em razão de contágio dessas doenças. Os europeus não morriam tanto, mesmo doentes das mesmas enfermidades, pois, ao longo de milhares de anos, as epidemias atingiam essas populações, de maneira que eles eram mais resistentes a essas doenças, haja vista que eram descendentes dos sobreviventes.

Com a morte de milhares de índios em poucas semanas, havia a desestruturação de muitas  sociedades indígenas, como ocorreu entre os incas na época da conquista espanhola, dificultando a organização necessária para lutar contra os invasores.

Sugiro, para complementar seu aprendizado desse assunto., que veja no you..tube os vídeos " Armas germes e Aço - Conquista ", " Construindo um Império - Os Astecas  " e " A História do Mundo em Duas Horas " .

Bons estudos!
2 5 2