Respostas

A melhor resposta!
2014-07-17T11:46:33-03:00
Primeiro vamos calcular A₁₆:

A₁₆ = A₁ + (n-1).r
A₁₆ = 0 + 15*2
A₁₆ = 30

Temos o primeiro termo e o último:

Sn=\dfrac{(A_1 + A_n).n}{2} \\  \\ S_{16}=\dfrac{(0+30).16}{2} \\  \\ S_{16}=30\cdot8 \\ \\ \boxed{S_n=240}
4 5 4
Valeu cara Muito Obrigado Pela Ajuda!!!
2014-07-17T13:20:46-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Para calcular a soma dos primeiros 16 termos, temos que primeiramente, encontrar o a16.

\boxed{a_n=a_1+(n-1)*r}\\\\ a_1_6=0+(16-1)*2\\\\ a_1_6 = 15*2\\\\ \boxed{a_1_6=30}

Agora, a somatória é calculada através de:

\boxed{S_n=\frac{(a_1+a_n)*n}{2}}\\\\ S_1_6=\frac{(0+30)*16)}{2}\\\\ S_1_6 =15*16\\\\ \boxed{S_1_6=240}
4 3 4