Respostas

2014-07-17T12:14:33-03:00
O racionalismo é quando a razão natural é tomada como ponto de partida do processo de conhecimento, enfatizando a necessidade do método para 'bem conduzir esta razão' em sua aplicação real. O empirismo é juntamente com o racionalismo um dos paradigmas fundamentais da filosofia moderna e se caracteriza pela valorização da experiência sensível como fonte de conhecimento.  O ceticismo é o empirismo levado a suas ultimas consequências. Já o dogmatismo pode ser entendido como a possibilidade de conhecer a verdade, a confiança nesse conhecimento e a submissão a essa verdade sem questionamento . E por ultimo o criticismo que se se baseia em uma atitude que nega  a verdade de todo conhecimento que não tenha sido previamente submetido a uma critica de seus fundamentos.
2 3 2
2014-07-17T12:29:43-03:00
                                              Racionalismo
 O racionalismo é a teoria filosófica que acredita que nada pode ser descoberto, falado, sem se usar a razão.Essa teoria ,pode ser dividida em :

* Metafísica , Epistemologia e  Ética 

Essas divisões do empirismo baseadas no racionalismo,nos fazem ter de certo  modo ,um conhecimento e juízo moral , através de nossa capacidade de conhecimento humano.
                                             Empirismo

O empirismo é um movimento  filosófico que vê nas experiências uma formação de ideias. Esse movimento é também conhecido como uma teoria epistemológica, já que é baseado no conhecimento científico, que é visto como um meio de se chegar a verdade ,e a uma fundamento sobre o nosso conhecimento.


                                          Dogmatismo

O Dogmatismo é um pensamento, que acredita na capacidade do homem de atingir a verdade absoluta sobre todas as coisas.


                                          Ceticismo

O  ceticismo é uma teoria filosófica, que faz  questionamentos em torno da verdade, acreditando que nem tudo é como se pensa.

                                        Criticismo

O criticismo é uma corrente filosófica; uma estudo metódico, que acredita que a razão é fundamental para que alcancemos o conhecimento, não havendo a necessidade do recurso aos sentidos.Ele têm como base primordial a indagação,a crítica, e a formulação de pressupostos como uma forma de se alcançar qualquer que sege o conhecimento. 




 

2 5 2