Respostas

A melhor resposta!
2014-07-17T12:16:58-03:00
1-Depois de ditongos normalmente se emprega x. Exemplos: 
enxame, enxoval, enxada, enxaqueca. 
2-Os verbos encher, encharcar e derivados escrevem-se com ch. 
3-Depois da sílaba me - emprega-se x: 
Mexer, mexilhão, mexicano, mexerico, mexerica. 
4-Mecha e derivados escrevem-se com ch. 
Palavras de origem indígena e africanas são grafadas com x. 
Exemplos:xangô, xará, xavante, xingar, xique-xique. 
Palavras do inglês aportuguesadas trocam o sh original por x. 
Exemplos: 

Xampu (de shampoo), xerife (de sheriff).
2 5 2
2014-07-17T13:31:58-03:00
Deve empregar o "x" após os ditongos (encontros vocálicos= vogal + semivogal em uma mesma sílaba)Exemplos: ameixa, feixe, caixa, trouxa, trouxa, frouxo, gueixa, peixe, peixada, queixo, queixada, eixo, baixo, encaixar, paixão, rebaixar e etc..Emprega-se também o x: Após as silabas "en" e "me", Exemplos enxada, enxurrada, exame, enxaqueca, exerido, enxovalho, enxugar, mexer, mexilhão, mexicano.
1 5 1