Eu gostaria de saber a solução desse exercício:
A soma dos coeficientes do desenvolvimento do polinômio P(x) = (kx³ + 5)⁴ é igual a 81. Então, o valor de k é:
A) 2
B) 4
C) -6
D) -8
E) -2

Obrigado!

2
po o do mlk deu nem gabarito vei
e vc escolhe a dele

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-17T15:30:03-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

  
 
 A soma dos coeficientes do desenvolvimento do polinômio P(x) = (kx³ + 5)⁴ é igual a 81


  (kx³ + 5)⁴ = 81
   (kx³ + 5)⁴ = 3^4
       kx³ + 5 = 3-5
      kx³ = - 2
       x³ = - 2
                k      
         x = ∛-2/k        0nde k ≠ 0
    
1 5 1
2014-07-17T15:42:58-03:00
P(x) = (kx³ + 5)⁴ 

a soma dos coeficientes é igual a 81
(k + 5)⁴ = 81

a parte pior é que eles estao elevados a quarta potencia mas vamos resolver isso.
eleva ambos lado a raiz quarta pois assim eu corto o expoente 4 e ainda deixo a conta mais facil

 \sqrt[4]{ (k+5)^4}= \sqrt[4]{81}  \\  \\ k+5=3 \\  \\ k=-2