Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-07-17T15:24:30-03:00
Importância dos Fungos 

Os fungos são organismos heterotróficos, obtendo a sua alimentação a partir da matéria orgânica inanimada ou nutrindo-se como parasitas de organismos vivos. Como saprófitos, decompõem resíduos complexos de plantas e animais, transformando-se em formas químicas mais simples que retornam ao solo. Tais sustâncias são, então, absorvidas pelas gerações vegetais subsequentes. Desse modo, a actividade fúngica é amplamente responsável pela fertilidade do solo. 

O crescimento dos fungos saprófitas, contudo, pode ser prejudicial. O apodrecimento da madeira, dos tecidos, dos alimentos e de certos artigos comerciais e industriais pode ter efeitos adversos sobre a economia humana. No outono de 1972, por exemplo, houve tremenda quantidade de chuvas no meio oeste norte-americano. As plantas foram derrubadas nos campos e os agricultores não puderam colher a safra do milho. A chamada "crise de energia" continuou e o suprimento de gás natural foi cortado, limitando a quantidade de milho que devia ser adequadamente dessecado após a colheita. Como consequência, grande parte da safra foi destruída pelos bolores. Os fungos atacavam as plantas durante seu crescimento e se disseminavam no armazenamento. Houve não somente o apodrecimento do milho, mas a produção de venenos (micotoxinas) pelos fungos, altamente tóxicos e, em alguns casos, carcinogênicos, o que impediu que o milho fosse usado até mesmo para a alimentação de animais. Pode-se apreciar o impacto sobre a economia, calculando-se que, anualmente, 185 milhões de toneladas de milho são cultivadas nos EUA Cerca de 80% desse total vai para a alimentação animal, o restante sendo processado, sob diversas formas, para consumo humano. 

Os fungos são, também, importantes nas fermentações industriais, tais como na fabricação da cerveja, do vinho e na produção de antibióticos (exemplo: penicilina), de vitaminas e de ácidos orgânicos (exemplo: ácido cítrico). A fabricação de pães e o amadurecimento de queijos também dependem da actividade saprofítica dos fungos. 

Como parasitas, os fungos causam doenças vegetais, humanas e animais, embora a maior parte das micoses seja menos severa que as bacterioses ou as viroses. 

Além dos aspectos aplicados do estudo dos fungos (a ciência ou o estudo dos fungos recebe o nome de micologia), esses microrganismos devem ser fundamentalmente analisados como entidades biológicas em si, transformando-se em instrumentos para o fisiologista, o biofísico, o geneticista e o bioquímica, que os utilizam como temas adequados ao conhecimento de certos processos biológicos.
2014-07-17T15:35:49-03:00
 Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares,compostos por hifas, que nada são filamentos de células que formam uma rede ,chamada de micélio. Essa estrutura se estende até o alimento , realizado a absorção de seus 
nutrientes.