VALENDO 50 PONTOS!!!
Uma jovem estudante quis demonstrar para sua mãe o que é uma reação química. Para tanto, preparou, em cinco copos, as seguintes soluções: (imagem)
Em seguida, começou a fazer misturas aleatórias de amostras das soluções contidas nos copos, juntando duas amostras diferentes a cada vez. Qual é a probabilidade de que ocorra uma reação química ao misturar amostras dos conteúdos de dois dos cinco copos?
A) 1/10
B) 1/8
C) 1/5
D) 1/3
E) 1/2

Resposta do gabarito: C

Para se chegar a essa resposta são consideradas apenas as reações entre 1 e 3, e 3 e 5. No entanto, para mim, há reação também entre 1 e 2, e 2 e 5. Entre 1 e 2, por exemplo, a reação seria:

NaCl + CH3COOH -> HCl + NaCH3COO (acetato de sódio)

Por que afinal, as reações entre os copos 1 e2, e 2 e 5 não são consideradas?

1

Respostas

2014-07-17T19:27:57-03:00
As reações entre os copos 1 e 2, 2 e 5 não são consideradas porque não há condições para ocorrência de reações químicas. Vale ressaltar, que para ocorrer uma reação química é necessário quatro condições básicas:
- Os reagentes devem entrar em contato.
- Deve haver afinidade química entre os reagentes.
- As colisões entre as partículas dos reagentes devem ser eficazes.
- Deve-se atingir a energia de ativação.

Ocorrerá reação química somente quando o fermento químico (copo 3), que é uma base for misturado com soluções ácidas, que são: o vinagre (copo 1) e o suco de limão (copo 5). Formando assim reações químicas denominadas reação de ácido-base.
O conteúdo do copo 2 é um sal, dessa forma não haverá ocorrência de reação química.

Obrigado pela resposta, mas você basicamente diz que a reação de dupla troca entre o ácido e o sal não é uma reação química.
Na realidade ,como o acido acetico e um acido fraco, ele tem baixo grau de ionizacao ao contrario do acido cloridrico (HCl) isso tornaria a reacao inviavel
/\ ja que o acido acetico nao se encontraria ionizado