Respostas

2013-07-30T15:44:37-03:00
Podemos resolver de várias formas. Vamos montar um sistema, porque acredito que seja a maneira mais fácil.

x+y=180
x-y=48

Como temos uma subtração e adição, podemos resolver pelo método da adição (cancelamos uma incógnita e somamos os resultados), tendo que:

2x=180+48
2x=228
x=114

Os dois ângulos que tenho são 114 e 66 (180-114). O enunciado nos pede o maior dos ângulos, então só pode ser letra d.
1 5 1
A melhor resposta!
2013-07-30T16:21:55-03:00
Ângulos Suplementares somam 180º graus  
chamando de :
a=
 para o angulo a  ,  b = para o angulo b  
temos:  a + b = 180
logo:     = 180 - b   

A diferença  entre  dois ângulos suplementares é 48 graus
  ou seja:           
 a - b = 48

sabendo que :
 a = 180 - b  
substituindo o valor do angulo a  em: 
 a -  b = 48
temos:
180 - b - b = 48   
180 - 2b = 48
180 - 48 = 2b
132 = 2b
 2b = 132
  b = 132
          2
  b = 66
ou seja o angulo b = 66

sabendo que b=66 e a diferença de:  a - b = 48 , basta substituir o valor de b para achar o valor de a :
assim:
a - b = 48
logo:
a - 66 = 48
a = 48 + 66
a= 114

a=114 e  b= 66
o maior deles é: a= 114 graus , OPÇÃO D

 
2 5 2