Respostas

2013-07-30T18:25:34-03:00
Observe a reação de síntese do metano:C(grafite) + 2 H2(g) ⇔ CH4(g) ΔH = – 17,82 kcalAtravés da variação entálpica, percebe-se que a reação é moderadamente exotérmica. Entretanto, não é tão direta quanto parece. Muitas vezes, uma dada reação química é consequência de várias outras.A síntese de metano é exemplo de uma sucessão de reações químicas com variações de entalpia particulares:C(grafite) + O2(g) ⇔ CO2(g) ΔH = – 94,05 kcalH2(g) + ½ O2(g) ⇔ H2O(l) ΔH = 68,32 kcalCO2(g) + 2 H2O(l) ⇔CH4(g) + 2 O2(g) ΔH = + 212,87 kcalObserve que se multiplicarmos a segunda equação por 2, de modo a balancear as moléculas de água na soma de todas as equações, obteríamos a reação final de grafite e hidrogênio gerando metano:C(grafite) + O2(g) ⇔ CO2(g) ΔH = – 94,05 kcal(H2(g) + ½ O2(g) ⇔ H2O(l) ΔH = -68,32 kcal).2                                +CO2(g) + 2 H2O(l) ⇔CH4(g) + 2 O2(g) ΔH = + 212,87 kcal___________________________________________________C(grafite) + 2 H2(g) ⇔ CH4(g) ΔH = – 17,82 kcal
1 5 1
A melhor resposta!
2013-07-30T20:00:24-03:00
Numa reação química, o balanço total de energia resulta na denominada variação de entalpia. Desse modo, se um processo é intermediado por vários outros, as diversas variações de entalpia, quando somadas, resultam numa final.Observe a reação de síntese do metano:C(grafite) + 2 H2(g) ⇔ CH4(g) ΔH = – 17,82 kcalAtravés da variação entálpica, percebe-se que a reação é moderadamente exotérmica. Entretanto, não é tão direta quanto parece. Muitas vezes, uma dada reação química é consequência de várias outras.A síntese de metano é exemplo de uma sucessão de reações químicas com variações de entalpia particulares:C(grafite) + O2(g) ⇔ CO2(g) ΔH = – 94,05 kcalH2(g) + ½ O2(g) ⇔ H2O(l) ΔH = 68,32 kcalCO2(g) + 2 H2O(l) ⇔CH4(g) + 2 O2(g) ΔH = + 212,87 kcalObserve que se multiplicarmos a segunda equação por 2, de modo a balancear as moléculas de água na soma de todas as equações, obteríamos a reação final de grafite e hidrogênio gerando metano:C(grafite) + O2(g) ⇔ CO2(g) ΔH = – 94,05 kcal(H2(g) + ½ O2(g) ⇔ H2O(l) ΔH = -68,32 kcal).2                                +CO2(g) + 2 H2O(l) ⇔CH4(g) + 2 O2(g) ΔH = + 212,87 kcal___________________________________________________C(grafite) + 2 H2(g) ⇔ CH4(g) ΔH = – 17,82 kcalOu seja, mesmo que uma possível reação direta entre hidrogênio e carbono fosse possível, teria a mesma variação entálpica que a soma das variações das reações intermediárias. Observe que embora a entalpia na segunda reação seja negativa, após a multiplicação por 2, ela continuará negativa (a “regra de sinais” da matemática não deve ser utilizada aqui).Assim é enunciada a lei de Hess:A variação entálpica de uma reação química depende apenas dos estágios  inicial e final da mesma. Nãoimportando, portanto, os processos intermediários.Essa lei pode ser aplicada a qualquer sistema de equações quando se deseja definir a variação de entalpia total. Mas, vale lembrar que invertendo a equação, troca-se o sinal do ΔH correspondente a ela; do mesmo modo, multiplicando a equação por um número qualquer, multiplica-se o ΔH pelo mesmo número.Exercício: (FUVEST) O Benzeno pode ser obtido a partir de hexano por reforma catalítica. Considere as reações decombustão:H2(g) + ½ O2(g) -> H2O(l) ΔH = -286 KJ/molC6H6(l) + 15/2 O2(g) -> 6CO2(g) + 3H2O(l) ΔH = -3268 KJ/molC6H14(l) + 19/2 O2(g) -> 6CO2(g) + 7H2O(l) ΔH = -4163 KJ/molPode-se então afirmar que na formação de 1 mol de benzeno, a partir do hexano, há:Liberação de 249 KJAbsorção de 249 KJLiberação de 609 KJAbsorção de 609 KJLiberação de 895 KJSolução:Inverte-se a primeira equação multiplicando por 4Inverte-se a segunda equaçãoA terceira equação permanece a mesma(H2O(l) -> H2(g) + ½ O2(g)).4                                        (ΔH = +286 KJ/mol).46CO2(g) + 3H2O(l) -> C6H6(l) + 15/2 O2(g) ΔH = +3268 KJ/mol                 +C6H14(l) + 19/2 O2(g) -> 6CO2(g) + 7H2O(l) ΔH = -4163 KJ/mol______________________________________________________________C6H14(l) -> C6H6(l) + 4H2(g) ΔH = +249 KJ/mol
1 5 1