Respostas

2014-07-17T23:24:38-03:00
1.sobre o que você quer falar?
um bom assunto é aquele que está mexendo com você ultimamente.Pode ser qualquer coisa,qualquer sentimento.poesia (poema)é uma forma de comunicação.pode ser romântico,engraçado,de amizade...você escolhe 
2.pegue um papel e vá anotando várias palavras que tenham a ver com o assunto. Tente achar rimas para elas. Não precisa pensar muito. Brinque de rabiscar palavras. Quanto mais, melhor. Depois você escolhe as preferidas.
3.Você não precisa acertar logo de cara. É justamente a vontade de acertar de primeira que “emperra” o pensamento. Você é livre para escrever e apagar o que quiser, mudar tudo de lugar... Solte o verbo! Não tenha medo...
4.Existem vários jeitos de combinar rimas. Podemos, por exemplo, numa poesia de quatro linhas : Eu quero um mundo melhor,
                          Um mundo mais ``SIM´´ do que ``NÃO´´.
                          Será que é tão difícil 
                          Ver o outro como IRMÃO ?
5.O truque para deixar mais legal uma poesia é procurar palavras de tipos diferentes para rimar. “Irmão” é um SUBSTANTIVO e “não” é um ADVÉRBIO. Não precisa ser na poesia inteira, mas, se conseguir, ótimo. 
6.Não saia do ritmo uma poesia também precisa ter ritmo.  Tente reparar se a leitura de sua poesia fica "gostosa" ou não. 
Ba-ta-TI-nha QUAN-do NAs-ce 
Es-par-RA-ma PE-lo CHÃO
 
Viu que os sons mais fortes da primeira linha estão nos mesmos lugares que os da segunda?  Faça o seguinte: sua poesia não "encaixou" direito? Parece que fica uma "ponta" sobrando em alguma parte? 
Então troque palavras por sinônimos, inverta a ordem delas... até seu ouvido ficar satisfeito. 
Veja o ANTES e DEPOIS a seguir. Compare!
ANTES 
PINGA O PINGO INSISTENTE. 
PING, PING RITMADO 
SÓ PARA AMOLAR A GENTE!
DEPOIS 
PINGA O PINGO INSISTENTE. 
PING, PING RITMADO 
SÓ PRA AMOLAR A GENTE!
Reparou? Um mínimo detalhe fez MUITA diferença na hora de falar. 
7.Repare nas letras de música que você escuta.Veja que uma rima feita com palavras do mesmo tipo (mesma classe gramatical), chama-se RIMA POBRE.  Já uma outra feita com palavras de tipos diferentes, chama-seRIMA RICA. 
Melhor ainda se você rimar palavras com estruturas totalmente diferentes. Aí o nome é RIMA PRECIOSA (“vê-lo” com “cabelo”, por exemplo).parecem melhores que outras.



Espero que te ajude ! Boa Sorte com seu poema 
Abração :D