Respostas

2014-07-18T19:09:28-03:00
Esses compostos apresentam uma nomenclatura particular, que não segue as regras utilizadas na nomenclatura dos outros hidrocarbonetos. 

Sendo assim, quando a molécula do aromático apresentar apenas um anel benzênico, este é denominado benzeno. Então, sua nomenclatura segue a seguinte regra: 
Posições das substituições no anel benzênico + Grupos substituintes + Benzeno

Agora, se forem dois substituintes, o nome do composto terminará em "naftaleno".
Três substituintes.. "antraceno". 

Vale ressaltar que o fenol é um caso separado, sua nomenclatura recebe esse nome devido a hidroxila (OH) ligado diretamente ao anel benzênico.

A melhor resposta!
2014-07-18T21:46:31-03:00
Tolueno, naftaleno, fenol e também antraceno e fenantreno são estruturas que você precisa saber decorado. não tem como ver o nome e saber, são nomes especiais.

Tolueno é um aromático com ramificação CH3,
naftaleno é uma estrutura que contem dois aromáticos, um do lado do outro, ou como se diz: condensados.
antraceno são 3 benzenos um colado no outro.
fenol é outro nome para o benzeno. 
fenantreno são 3 benzenos, mas em posições diferentes.pesquise figuras e decore estas estruturas.  
1 5 1