Respostas

2014-07-18T17:27:04-03:00
Etnocentrismo é um conceito da Antropologiadefinido como a visão demonstrada por alguém queconsidera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades .
se e isso q vc queria
5 3 5
2014-07-18T17:36:58-03:00
Etnocentrismo é um conceito da  Antropologia que o define como uma visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultural o centro de tudo, atribuindo-lhe um grau de importância maior que as demais culturas e sociedades.O trata-se de uma visão que toma a cultura do outro (alheia ao observador) como algo menor, sem valor, errado, primitivo. Ou seja, a visão etnocêntrica desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se à visão que possui como referência cultural.

Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode dá margem par uma infinidade de problemas pois consequentemente gera preconceitos e ideias infundamentadas. Uma visão etnocêntrica é geralmente pautada no desconhecimento do diferente, e leva os sujeitos a agirem com desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando inclusive, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.

O etnocentrismo é uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. As peculiaridades de uma cultura, assim, o que aqui é exótico, em outro país necessariamente não o é. Um exemplo, para além da comida, é a vestimenta, pois, tomando como base o costume do homem urbano de qualquer grande centro brasileiro, certamente a pouca vestimenta dos índios e as roupas típicas dos escoceses – o chamado kilt – são vistas com estranheza. 

 




4 5 4