Respostas

2013-07-31T16:41:46-03:00
Filosofia : É onde o homem questiona as coisas e tenta entender porquê são assim por meio da razão .
Senso comum : É a visão natural de quem não questiona , por exemplo : se acontece um acidente transito , a pessoa vê e pensa "ah , normal ter acontecido isso , essa rua é perigosa" , Logo vemos que a pessoa tem senso comum , pois uma pessoa com outra postura se perguntaria o porquê do acidente , porquê a rua é perigosa , será que não havia sinalização ? , porquê não há ? .

A diferença é que a filosofia questiona as coisas e o porquê de serem assim. Já o senso comum não , ele acha natural e que as coisas são assim mesmo , sem explicação.
2 5 2
2013-07-31T17:58:32-03:00
Senso comum é um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, ou seja, aprende na prática, é através do senso comum que as pessoas sabem o que é perigoso e o que não é, por exemplo uma pessoa vê na tv que alguém morreu por usar drogas, então essa pessoa já sabe que usar drogas é perigoso. Filosofia significa amor a sabedoria e estuda a existencia humana, a filosofia inclui metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas. A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, enquanto filosofia de trabalho está relacionada a questões como a ética. Essa disciplina estuda o ser baseado na razão, a palavra "filosofia" é muitas vezes usada para descrever um conjunto de ideias, atitudes e ideais, como por exemplo: "filosofia de vida". Nos tempos modernos ela é também uma disciplina escolar. Espero ter ajudado.