Uma mulher de cabelo castanho heterozigota casa-se com um homem também de cabelos castanho e heterozigoto. Qual a probabilidade desse casal ter um menino de cabelo loiro e uma menina de cabelo castanho?

2
Considere que:
Considere que: CC - cabelo preto; cc - cabelo loiro; Cc - cabelo castanho. Como ambos têm cabelo castanho e são heterozigotos, o cruzamento se dará entre: Cc x Cc, resultando em: CC, Cc, Cc, cc. A chance de ser um menino com cabelo loiro será 1/2 x 1/4 = 1/8 (1/2 porque a chance de nascer menino ou menina será sempre essa; 1/4 porque a chance de ser loiro, nesse caso, é de 1 para 4, o cc).
A chance de nascer menina com cabelo castanho será 1/2 x 2/4 = 2/8, que simplificando por 2 será 1/4 (1/2 pela mesma justificativa de ser 1/2 para chance de ser menino; 2/4 porque o cruzamento resultou em 2 Cc, sendo a chance de 2 em 4). Espero ter sido clara!

Respostas

2014-07-18T23:19:32-03:00
Vamos representar heterozigotos por Aa e homozigotos por :aa

mulher heterozigoto: Aa
Homem heterozigoto: Aa

se formos fazer o cruzamento dos dois seria assim:
                            Aa X Aa
(Aa) x(Aa)= AA, Aa, Aa, aa

Como o cabelo loiro é homozigoto ( aa) então há 25% de chance de eles terem um filho loiro.

A melhor resposta!
2014-07-18T23:24:17-03:00
Dados:
Mulher: Cabelo castanho; Heterozigota (Aa)
Homem: Cabelo castanho; Heterozigoto (Aa)

1- Fazendo o cruzamento-teste para a probabilidade de terem um filho de cabelo loiro:
Aa x Aa = AA; Aa; Aa; aa  (Probabilidade para cabelo loiro = 1/4)
Como a probabilidade de se ter um filho ou filha é 50% = 1/2
1/4 x 1/2 = 1/8 ou 12,5%

2- Fazendo o cruzamento-teste para a probabilidade de terem uma filha de cabelo castanho: 
Aa x Aa = AA; Aa; Aa; aa (Probabilidade para cabelo castanho = 3/4)
Como a probabilidade de se ter um filho ou filha é 50% = 1/2
3/4 x 1/2 = 3/8 ou 37,5%







1 5 1