Suponha que você seja geneticista e esteja trabalhando com alelos localizados em pares de cromossomos homólogos diferentes. Ao cruzar dois indivíduos duplos heterozigotos nasceram descendentes na proporção de 9:3:3:1 com esses resultados e possível saber quantos deles estão envolvidos nas características?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-19T04:06:03-03:00
Olá, Leidinhabello!

9 + 3 + 3 + 1 = 16 combinações genéticas, obviamente, é o mesmo que: 4 gametas . 4 gametas.

Nesse tipo de cruzamento, os indivíduos apresentam 2 pares de genes. Quando isso acontece, damos o nome de diibridismo. 

3 5 3
2014-07-19T09:21:04-03:00
Neste caso, os parentais são heterozigotos para dois genes que estão em cromossomos diferentes, que poderiam ser representado assim AaBb, e numa quantidade de descendentes grande, digamos (80 indivíduos)se espera obter esta proporção, em que encontramos, 45 indivíduos dominantes para as características (AeB); 15 indivíduos dominante para  uma característica e para a outra recessivo (Abb); 15 indivíduos (aaB); e por último, 5 indivíduos duplo recessivos (aabb).