Um dos assuntos colocados em discussão pelo professor formador nas videoaulas sobre Ética e Meio Ambiente foi o conceito de sustentabilidade sob a visão antropocêntrica. Com base nessa premissa, analise os conceitos abaixo citados em aula, bem como a relação proposta entre eles.


I. A sustentabilidade, representada pelo desenvolvimento sustentável, é aquela que aborda o atendimento das necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações. (ONU, 1987)


PORQUE


II. Sustentabilidade é toda ação destinada a manter as condições energéticas, informacionais, físico-químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida, e a vida humana, visando a sua continuidade [...] (BOFF, 2012)


Segundo explicações do professor formador, é CORRETO afirmar:


ALTERNATIVAS
O conceito II, apesar de mais atual, traduz uma visão ultrapassada de sustentabilidade; portanto, o conceito I é o mais adequado para a compreensão do termo e não há relação de causa e consequência entre eles.
O conceito I sugere uma visão antropocêntrica da sustentabilidade, enquanto que o conceito II a compreende como necessária a outros seres vivos além do homem. O II não justifica o I, mas lhe serve como complemento.
Ambos os conceitos sugerem uma visão antropocêntrica da sustentabilidade, isto é, o homem não é mais importante que os demais recursos da natureza, ou vice-versa. O conceito II serve de explicação para o I.
Não há relação entre os conceitos e nenhum deles sugere uma visão antropocêntrica da sustentabilidade, visto que ambos esclarecem que todos os seres vivos buscam suprir suas necessidades e aspirações no meio ambiente.
Os conceitos I e II não estão corretos, pois no lugar do termo "sustentabilidade" deveria ser utilizada a expressão "sustentável", conforme opinião de cientistas e ambientalistas. A relação entre os conceitos, portanto, não procede.

1

Respostas

2014-07-21T10:09:49-03:00
Resposta é:o conceito 1  sugere uma visão antropocêntrica  de sustentabilidade, enquanto que o conceito 2 a compreende como necessaria a outros seres vivos além do homem.O2 não justifica o1, mas lhe serve como complemento.
O professor na quinta aula, nos 24m. fala sobre o assunto.