Gente eu preciso Urgentemente de um resumo do Livro "Os Lusíadas" Alguém ai pode me ajudar ... Não precisa ser muito detalhado não só preciso dele completo com começo, meio e fim e preciso saber da importância desses livros para os portugueses !!!

1

Respostas

2013-07-31T08:45:42-03:00
"Os Lusíadas", de Camões, foi escrito na época da Inquisição. Retrata o auge e a fala sobre a queda portuguesa, valendo-se de personagens do plano histórico e do mítico também para compor vários heróis individuais, que formam um herói coletivo (a nação portuguesa).
Basicamente é possível dividi-lo em 5 partes.
1) Preposição (fala-se sobre o tema do livro, as viagens à India, exalta-se a supremacia lusitana)
2)Invocação (pedido de inspiração às Tágides, que são figuras da mitologia grega que "moravam" no rio Tejo, que passa por Lisboa)
3)Dedicatória (ao Rei D. Sebastião certeza do aumento da "pequena cristandade" - lembre-se era a época feudal, onde a missão era conquistar terras estrangeiras para o cristianismo (Cruzadas)
4)Narração "In media res" As naus vão pro oceano índico
Episódios: Concílio dos Deuses, Inês de Castro, que "depois de morta foi rainha", Velho do Restelo, Gigante Adamastor, Ilha dos Amores.
5)Epílogo: Desfecho pessimista porque a nação portuguesa se volta a cobiça e despreza o engenhoso artista (Camões teve uma morte triste, e foi rejeitado por seu país)

A importância dessa epopeia é que retratou os grandes feitos portugueses(afinal, Portugal foi uma das maiores potências marítimas do mundo na época da expansão ultramarina) e também dentro do espírito classicista da época, fez uma releitura das obras da Antiguidade clássica de modo a exaltar a língua portuguesa. 
2 5 2