Respostas

A melhor resposta!
2014-07-20T01:31:27-03:00
DEU-ME A BOLA (OBJETO DIRETO E INDIRETO)
CUMPRIMENTOU-ME (OBJETO INDIRETO) CUMPRIMENTOU A QUEM, NESSE CASO SEM PROBLEMAS ESTÁ BASTANTE EXPLÍCITO, VC TEM A PREPOSIÇÃO NA PERGUNTA A QUEM? A MIM (ME) OBJETO INDIRETO
OFERECEU-NOS UM LIVRO - Observe essa: Ofereceu o quê? Um livro (OBJETO DIRETO) A QUEM? A NÓS (NOS) - OBJETO INDIRETO;
ALCANÇOU-TE ENFIM (OBJETO DIRETO) Esse caso é um pouquinho mais difícil de determinar porque vc tem como resposta um TE, mas veja só: Se vc pergunta ao verbo sem olhar a resposta: ALCANÇOU O QUÊ? A resposta terá que ser objeto direto ok? Coloque na primeira pessoa: Eu alcancei o quê? A resposta é um OBJETO DIRETO.
A MELHOR MANEIRA É PERGUNTAR MESMO AO VERBO. ACREDITO QUE VOCÊ ESTEJA AINDA COM DIFICULDADE, MAS AOS POUCOS VOCÊ ENTENDERÁ.
OBSERVE: DEU-ME A BOLA - DEU O QUÊ? A BOLA (OBJETO DIRETO) A QUEM? A MIM (ME) OBJETO INDIRETO;


1 5 1
É isso mesmo Silvia! Foi um erro grotesco ter perguntado junto com o pronome. Nao estava perguntado ao verbo isoladamente. Mais uma vez, grato.
Valeu!!! Boa sorte!
2014-07-20T10:17:20-03:00
Você tem de fazer uma "pergunta ao verbo"!

Para ser objeto direto, a expressão me,te,se, nos, vos deve responder à questão "O quê?" 

Para ser objeto indireto, a expressão me,te,se,nos,vos deve responder à questão: "a quem?" 

Daí que os exemplos comprovem isso mesmo
Acompanhe-me: 

Deu-me a bola. 

Aí você faz a pergunta ao verbo. Deu a quem?  Resposta: A mim! (-me) - Objeto indireto. 

Cumprimentou-me
Pergunta: Cumprimentou a quem? Resposta:A mim! (-me) (Objeto Indireto). 

Exemplo3:
Ofereceu-nos um livro:

Pergunta: Ofereceu a quem? Resposta: A nós (-nos) (Objeto indireto) 

Exemplo 4:

Alcançou-te, enfim. 
Alcançou o quê? Resposta a ti. (Objeto direto) :)