Respostas

A melhor resposta!
2014-07-20T10:32:45-03:00
Embora a importância fosse recíproca, se considerarmos o conceito do crescimento o imperialismo era muito mais importante para a industrialização ao contrário, pois a conquista de novos territórios significava novos mercados e, assim novos mercados consumidores dos produtos manufaturados pelas indústrias. 

A questão está relacionada a 1ª Guerra Mundial, pois muitos países estavam interessados nas riquezas desses territórios a serem conquistados seja, para garantir mercados consumidores de manufaturados (caso da Inglaterra, principalmente), seja para garantir a posse de recursos naturais (caso da Rússia). Nessa busca por riquezas além desses dois países se enquadravam, Itália, Alemanha, Áustria, França e além da Europa: Japão e EUA que voltavam seus olhos para o resto do mundo após ter concluído a conquista do Oeste. Esses Estados foram se alinhando em seus interesses até que Alemanha, Áustria e Itália foram a Tríplice Aliança e o confronto se tornou iminente. Para contrabalancear essa frente, Inglaterra, França e Rússia se agruparam na Triplice Entente. Espero que tenha ajudado 
6 4 6
2014-07-20T10:43:58-03:00
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres. Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão economica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que colonialismo  e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro. Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania. Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.


2 3 2