Respostas

2014-07-20T10:40:14-03:00
Através das aves (carregando em seus bicos, patas...), ventos, homem...
2 2 2
A melhor resposta!
2014-07-20T10:41:35-03:00
Os principais tipos de dispersão são: 1) Anemocoria, ou dispersão pelo vento: as sementes são pequenas e leves, normalmente apresentando estruturas aerodinâmicas que auxiliam o vôo, sendo por isso conhecidas como sementes aladas. 2) Autocoria: é a dispersão por mecanismos da própria planta, que lança suas sementes pelas redondezas por algum mecanismo particular ou simplesmente libera as sementes diretamente no solo. Este tipo de dispersão inclui a barocoria ou por gravidade, e barocórica ou explosiva. 3) Hidrocoria, ou dispersão pela água: as sementes podem flutuar na água. Ocorre em plantas de locais alagados ou próximos de cursos de água ou do mar. 4) Artiodactilocoria, ou dispersão por ungulados (animais com casco): freqüentemente, esse tipo de dispersão se dá pelo processo de ruminação ou por transporte pra outro local por estes agentes. 5) Chiropterocoria, ou dispersão por morcegos: Morcegos frugívoros são considerados bons dispersores de sementes devido à habilidade de transportar sementes a longas distâncias da planta-mãe. Espero ter ajudado

4 5 4